Resenha: Garotas De Vidro

08:30

foto por: Psycho Reader

Título:
 Garotas De Vidro
Título Original: Wintergirls
Autor (a):  
Laurie Halse Anderson
Número de páginas: 272
Editora: Novo Conceito
Sinopse: 
Lia está doente e sua obsessão pela magreza a deixa cada vez mais confusa entre a realidade e a mentira. Mas ela perde totalmente o controle quando recebe a notícia de que sua melhor amiga, Cassie, morreu sozinha em um quarto de motel. E o pior: Cassie ligou para Lia 33 vezes antes de morrer.
O que começou como uma aposta entre duas amigas para ver quem ficaria mais magra tornou-se o maior pesadelo de duas adolescentes reféns de seus próprios corpos.
Ao negar seu problema, Lia impõe a si mesma um regime cruel em que contar calorias não é o bastante. Ao omitir seu desespero, apela ao autoflagelo numa tentativa premeditada de aliviar seus tormentos. Seus pais e sua madrasta tentam ajudá-la a qualquer custo, mas nem mesmo sua doce irmã, Emma, consegue fazer com que Lia pare de se destruir.
Agora, Lia precisa encontrar um modo de lidar com todos os seus fantasmas, e a morte de Cassie é um deles.
Garotas de Vidro é uma história intoxicante sobre a autorrepugnância e a busca pela identidade. Neste livro, Laure Halse anderson aborda de modo realista a dolorosa condição de jovens que sofrem de transtornos alimentares e sua complicada relação com o espelho e consigo mesmos.




    Garotas de Vidro marca o meu começo com livros que abrangem o universo dos transtornos e distúrbios alimentares, nunca tinha lido nada do gênero e digo-lhes que é de essencial importância termos uma obra dessa na nossa lista  de lidos.





   O livro conta a história da Jovem Lia, que sofre com a perda de sua melhor amiga Cassie.

    Lia é uma moça conturbada. Com os pais divorciados, uma mãe extremamente ausente, um pai que não leva seus problemas a sério e pra fechar a temporada de azar sua melhor amiga é encontrada morta em um quarto de hotel e Lia se sente culpada já que a amiga deixara 35 mensagens e ligações para a mesma e ela não respondera.


Eu sabia o quanto machucava ser filha de pessoas que não te enxergavam, nem mesmo se você estivesse na frente deles pisando em seus pés. " - página 15

   Garotas de Vidro é um livro forte que trata de assuntos como suicídio e anorexia de maneira real, a forma como a autora escreve deixa bem claro isso. Existe muitas metáforas e repetições de frases que se tornam um tipo de mantra para a personagem principal que fica grudado na nossa mente. O que a autora quis fazer acredito eu, era nós fazer sentir ou pelo menos imaginar o que uma pessoa com esse tipo de problema passa.




   Lia é obcecada por números, tudo que é obrigada a comer é contato grama por grama sempre tentando atingir uma nova meta. Primeiro 40kg, depois 38kg e assim cada vez mais perto da "perigolândia" como a mesma costumava denominar o estágio onde ficaria magra demais.

    
 " Eu preciso correr, voar, bater minhas asas tão rápido que não consigo ouvir mais nada além das batidas do meu coração. Chuva chuva, chuva, me afogando " - página 18 

   O livro gira em torno disso: uma jovem que luta contra os próprios medos, Lia não conseguia enxergar que estava doente, que tinha um problema e isso a prejudicava, a fazia querer ficar cada vez mais magra e a situação com os pais não ajuda, tendo 0 de apoio e a única pessoa que a escutava morta, Lia entra em um caminho sem volta. É como se o foco em ficar magra cada vez mais fosse a forma que a mesma encontrara pra abafar tudo de errado que acontecia ao redor.

imagem por: Psycho Reader


    Como falei no início obras do tipo têm uma grande adição de valores e conhecimentos sobre assuntos delicados. Garotas de vidro deve ser lido por qualquer pessoa sem dúvida, essencialmente aquelas mais jovens e inseguras sobre si e sua aparência.



   " Eu sou os ossos que elas querem, em uma moldura de porcelana" - página 22


You Might Also Like

1 comentários

  1. Caramba não sei porque não li esse livro ainda!!! É tão pra mim... Vou tentar ler ele ainda essa semana. Amei a resenha, está incrível!
    Beijos ❤
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir