Resenha: Marina

11:23

imagem: Tequila diária

Título Original: Marina
Autor (es): Carlos Ruiz Zafón
Editora: Suma das letras
Número de páginas: 189
Skoob: Aqui
Sinopse: Neste livro, Zafón constrói um suspense envolvente em que Barcelona é a cidade-personagem, por onde o estudante de internato Óscar Drai, de 15 anos, passa todo o seu tempo livre, andando pelas ruas e se encantando com a arquitetura de seus casarões.
     É um desses antigos casarões aparentemente abandonados que chama a atenção de Oscar, que logo se aventura a entrar na casa. Lá dentro, o jovem se encanta com o som de uma belíssima voz e por um relógio de bolso quebrado e muito antigo. Mas ele se assusta com uma inesperada presença na sala de estar e foge, assustado, levando o relógio. Dias depois, ao retornar à casa para devolver o objeto roubado, conhece Marina, a jovem de olhos cinzentos que o leva a um cemitério, onde uma mulher coberta por um manto negro visita uma sepultura sem nome, sempre à mesma data, à mesma hora.
    Os dois passam então a tentar desvendar o mistério que ronda a mulher do cemitério, passando por palacetes e estufas abandonadas, lutando contra manequins vivos e se defrontando com o mesmo símbolo - uma mariposa negra - diversas vezes, nas mais aventurosas situações por entre os cantos remotos de Barcelona. Tudo isso pelos olhos de Oscar, o menino solitário que se apaixona por Marina e tudo o que a envolve, passando a conviver dia e noite com a falta de eletricidade do casarão, o amigável e doente pai da garota, Germán, o gato Kafka, e a coleção de pinturas espectrais da sala de retratos.
     Em Marina, o leitor é tragado para dentro de uma investigação cheia de mistérios, conhecendo, a cada capítulo, novas pistas e personagens de uma intrincada história sobre um imigrante de Praga que fez fama e fortuna em Barcelona e teve com sua bela esposa um fim trágico. Ou pelo menos é o que todos imaginam que tenha acontecido, a não ser por Oscar e Marina, que vão correr em busca da verdade - antes de saber que é ela que vai ao encontro deles, como declara um dos complexos personagens do livro. 
    
          Sempre tive vontade de ler algo o Zafón, suas constantes frases em meio as redes sociais me chamavam atenção e quando tive a oportunidade de ler Marina não perdi tempo. E digo-lhes meus caros, essa obra me ganhou por completo.


    De início cremos que o livro trata-se de um romancezinho choroso que agrada a todos mas é bem mais que isso. Marina é um suspense que faz com que o leitor não desgrude nunca.


"O caminho do inferno está cheio de boas intenções" - página 106

    Somos apresentados a Óscar Drai, um jovem que se encontra perdido em meio a uma estação ferroviária. O que o fez se perder? 
     Daí em diante embarcamos em uma história que o próprio Óscar narra, com direito a muito mistérios, descobertas e coisas bizarras que nos prende a cada milímetro do livro.
     Tudo começa quando em uma das escapadas de Óscar do internato o leva as ruas maravilhosas de Barcelona, encantado com uma bela melodia advinda de uma antiga casa o jovem é atraído até a moradia da misteriosa Marina, em um encontro nada amigável mas que guardaria surpresas para ambos.


"O dinheiro não compra a felicidade, mas compra todo o resto."

     Apesar do primeiro encontro de Óscar e Marina não ter sido lá essas coisas aos poucos eles vão se entendendo, o jovem afeiçoa-se pela a encantadora Marina, uma moça virtuosa que cuida de seu pai, porém sempre deixa crê que está ocultando algo sobre si mesma.


    Os personagens são um ponto fortíssimo na trama, Marina é uma personagem que não estou acostumada a ver. Simples, sabia, misteriosa. Geralmente vemos ou uma personagem água com açúcar ou uma completamente Badass, Marina está no meio termo entre essas duas personalidades. Ela é corajosa e determinada mas também é doce e compreensível o que me agradou bastante.
    Óscar foi outro personagem que amei muito, um garoto de  internato que saí as escondidas para desbravar mundos ou pelo menos as ruas ao redor do internato já me chama bastante atenção mas o modo como o jovem se envolve com Marina e seu pai me encantou bastante.


"O tempo faz com o corpo o que a estupidez faz com a alma. Apodrece."

    Marina e sua inacessível curiosidade os leva a uma aventura para descobrir a verdade sobre uma misteriosa mulher que aparecia nos mesmos dias e horários em um túmulo
de um cemitério. Uma aventura capaz de modificar suas rotinas e tirar o sono dos mesmos.

    Sem dúvidas Marina foi um dos melhores livros que já li, a escrita é tão maravilhosa que me faz querer ler qualquer coisa advinda do Zafón.
     Pra quem gosta de mistérios e uma escrita sensacional super indico-lhes.


"Se as pessoas pensassem um quarto do que falam, o mundo seria um paraíso."


Resenha por Micaela Gomes.

You Might Also Like

13 comentários

  1. Olá, já ouvi falar no livro. Mais não tive a oportunidade de lê-lo ainda. Com muito mistério e reviravoltas, vou adicionar no skoob. Parabéns pelo blog ;)

    www.mundofantasticodoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, é meu primeiro contato com esse livro e já achei mega interessante. Nunca li nada que se passasse em Barcelona, fiquei curiosa e pela forma como você falou dos personagens, já deu pra ver que é bem construído. Valeu a dica.
    Beijos
    [SORTEIO] Aniversário de 1 Ano: Livro - Perdida
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  3. Oi, Micaela.
    Eu não conhecia o livro, mas adorei a premissa. Gosto de suspenses e esse parece ser muito bom, ainda mais ambientado em Barcelona.
    Adicionei na minha lista de desejados.

    Abraço!
    Tudo Online
    Participe do sorteio do livro "Febríssima"

    ResponderExcluir
  4. Que resenha mais incrível.
    Há anos estou pra ler esse livro mas sempre vou deixando pra depois, ele sempre me chamou muito atenção e depois de ler resenha fico maluquinha hahaha não vejo a hora de ler.


    http://bookecoffee.blogspot.com.br/2017/02/essa-e-talvez-pra-voce.html

    ResponderExcluir
  5. Adorei as citações!
    Estou seguindo o blog!

    http://euliaeleio.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  6. Ooi Micaela, tudo bom??
    Também sou louca para ler algo do Zafón, mas essa capa de Marina me assusta, olha essa menina macabra "segurando" a mão de alguém!!! HSUASHHAU
    A resenha e os quotes maravilhosos me deixaram super curiosa,
    Beijoos,
    Sétima Onda Literária

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Menina, li esse livro em 2013 e até hoje me lembro vividamente dele. Muito maravilhoso, já estou com outro livro do Zafon para ler, ele é um belíssimo escritor <3

    Born in 1996

    ResponderExcluir
  9. Oi! Fiquei curiosa para ler o livro e entender todo o enredo. Dica anotada! Bjos <3

    Seguindo o blog!
    Click Literário

    ResponderExcluir
  10. Foi um dos primeiros livros que li e até hoje sou imensamente apaixonada !
    Amei a resenha <3

    Beijinhos da Rê !
    digaileitoresblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Nossa! Sabe quando você lê uma resenha de um livro que nunca escutou falar e já quer sair na hora e compra-lo pra ler? poisé, bem isso que tô sentindo. Adorei a resenha o livro parece ótimo! Já quero muito! Obrigada pela dica! <3

    http://vaitercha.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá Micaela, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas amei a resenha.
    Vou procurar saber mais porque fiquei bem i intrigada.
    Beijos!

    Http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Confesso que essa é a primeira vez que leio uma resenha sobre esse livro e confesso que
    você me deixou curiosa. Enfim, ele vai para minha listinha e espero
    gostar dele, assim como você.

    Beijos
    Vento Literário / No Facebook / No Twitter

    ResponderExcluir